12 mitos que podem te matar se você estiver perdido em um lugar remoto

1. Comida

Mito: você precisa encontrar alguma fonte de alimentação imediatamente.

Realidade: é possível sobreviver por vários dias apenas com a gordura de seu corpo e muita água.

2. Fogo

Mito: é fácil acender uma fogueira com apenas dois pauzinhos.

Realidade: é muito difícil fazer um fogo apenas com fricção de madeira; por isso, sempre vá acampar com isqueiros e fósforos à prova d’água.

3. Preparo televisivo

Mito: programas de sobrevivência podem preparar você para situações extremas.

Realidade: por serem programas de televisão, a maioria segue um roteiro e tem inúmeras regalias que não são mostradas na telinha.

4. Cobras

Mito: você deve sugar o veneno de uma picada de cobra.

Realidade: ataques de cobra são comuns, mas morrer de seu veneno é muito raro. É melhor lavar e fazer uma bandagem do que tentar sugar um veneno que pode ser que nem exista no local. Além disso, o quanto antes você chegar a um hospital, melhor.

5. Ursos

Mito: você pode ganhar de um urso na corrida.

Realidade: não, você não pode. Existem várias técnicas para enfrentar um urso, mas depende da espécie. Em geral, evite contato visual e tente se mostrar maior do que ele. Antes de ir acamapar, sempre pesquise se a área é habitada por urso e a maneira correta de sobreviver a um ataque.

6. Tubarões

Mito: você pode evitar um ataque de tubarão se acertar um soco em seu focinho.

Realidade: é mais provável que você perca a mão se fizer isso. A força necessária para atordoá-lo com um soco no focinho é muito maior do que a que você consegue reunir estando na água. Se você for capaz de raciocinar no momento, o ideal é tentar acertá-lo nos olhos.

7. Deserto

Mito: você precisa encontrar água imediatamente.

Realidade: no calor, você desidrata muito mais rápido. Evite esforços durante as horas mais quentes, fique na sombra e sentado sobre sua mochila e só saia procurar água quando o sol tiver mais baixo no horizonte.

8. Xixi

Mito: beber urina vai manter você hidratado no deserto.

Realidade: na realidade, você pode ter a falsa sensação se saciedade, mas seu corpo vai precisar gastar muito mais energia para filtrar o líquido.

9. Helicópteros

Mito: se você se perder, um helicóptero vai salvá-lo.

Realidade: se a aeronave não tiver como pousar ou se aproximar bastante do solo, dificilmente ela será usada para um resgate.

10. Água

Mito: ferver água vai deixá-la 100% pura para consumo.

Realidade: a fervura vai matar germes e outros microrganismos, mas não vai adiantar nada se a água estiver contaminada com algum produto químico.

11. Neve

Mito: comer neve vai ajudar você a se manter hidratado.

Realidade: como se trata de água congelada, ingerir muita neve pode fazer sua temperatura corporal diminuir drasticamente até você sofrer uma hipotermia.

12. Abrigo

Mito: é essencial um teto em sua cabana improvisada.

Realidade: essencial, na verdade, é uma espécie de cama para mante-lo afastado do chão, que normalmente é mais frio e pode causar hipotermia. O teto é importante, mas vem em segundo plano.

 

Fonte Megacurioso

Comments

Facebook Twitter Google+